"DEODATO"

Design Exclusivo

Aos oito anos de idade, já sentia necessidade de expressar sua engenhosidade e pediu aos pais uma caixa de ferramentas de presente. De lá para cá, a maleta de ferramentas tornou-se companheira em seu dia a dia, mesmo enquanto tratava seu talento como apenas um hobby.

Depois de muitas experiências profissionais, em diferentes áreas – e sempre com um estranho sentimento de inadequação – seu lado imaginativo e artístico se fez atender. Hoje, Deodato é um designer que se dedica integralmente à sua arte, em seu estúdio em Vargem Grande.

Utiliza toda sua intuição e criatividade para a construção artesanal de suas belas peças feitas em madeiras nobres, aço e tantos outros materiais reaproveitados que, de alguma forma, instigam sua imaginação inventiva.

Durante seu processo criativo não há rotina. Muitas vezes, o desenho começa com um leve esboço de ideias e insights, algumas experimentações e refinamento, que tomam forma naturalmente, resultando em um design sustentável, único e peculiar.

Mostrando-se um artista completo e autodidata, Deodato percorre todas as etapas do processo criativo. Como o próprio artista diz: “é como se fosse irresistivelmente tomado por uma inspiração”, e a peça, simplesmente, surge. Para ele, é difícil explicar como é a concepção de suas obras, que são desenvolvidas manualmente, com o uso de ferramentas e alguns artefatos antigos. Outra de suas paixões.

Evidentemente, o passado é visto como um conceito estimulante para seus projetos. Tanto que não escapa ao designer a origem e os detalhes históricos da matéria-prima escolhida para a gênese de mais uma peça exclusiva. Deodato sabe a procedência de todos os materiais usados em suas obras e aproveita este enredo histórico para agregar valor na elaboração de sua arte. Para incrementar, lança mão de toda a brasilidade que o interior do nordeste brasileiro oferece, através da herança cultural de seus ascendentes.

Além da exclusividade no design, o artista estimula a exclusividade de suas peças, por meio do reuso dos materiais que compõem suas criações, utilizando matéria prima de diversas origens, como as madeiras de demolição provenientes de ruínas de antigas fábricas e fazendas.